sexta-feira, 1 de julho de 2011

É preciso saber rebolar!

Quem é que, nos dias de hoje, consegue sobreviver sem saber rebolar?
E não, não estou falando da mais nova coreografia lançada pela banda de axé do momento... estou falando de sobreviver à dura rotina de cada dia.
De acordo com o dicionário, rebolar significa "remexer com exagero, bambolear".
E quantas vezes não nos pegamos "bamboleando" para dar conta dos tantos afazeres do nosso dia-a-dia?! É o trabalho que exige demais. O filho para alimentar, educar, levar e buscar na escola. O estudo que ficou em segundo plano. A leitura atrasada daquele livro que você comprou e não leu nem o primeiro capítulo. As contas a pagar. Uma casa a administrar. Os amigos para quem nem sempre temos tempo. Os problemas de família que existem, principalmente, nas melhores. Ufa... haja rebolado!
As mulheres então, essas sim têm que dominar todas as artes de rebolado, bamboleio e gingado. Ganharam direitos iguais sem deixar de ter nenhum de seus infindos deveres. Tripla jornada é coisa que só quem rebola muito bem consegue levar com um sorriso no rosto. Os homens também não ficam atrás, justiça seja feita àqueles que descem do pedestal do machismo e ajudam a lavar a louça no final do dia.
Esse é o ritmo, essa é a realidade. Apesar disso tudo, há que se agradecer se você tem um casa para cuidar, um filho para amar, um marido para compartilhar, uma família em quem se apoiar, um trabalho para te sustentar e amigos que sempre irão entender sua falta de tempo. Afinal, quem tiver um tempinho sobrando aí, me empresta, por favor?
E se, no final das contas, aquela promoção não vier, a reforma da casa tiver que ficar para depois, o almoço em família for adiado e o tal livro continuar na estante, não significa que não deu certo. As coisas dão certo enquanto você faz o que pode, rebolando como sabe. É aceitar cada dia como uma dádiva e vivê-lo por completo minuto a minuto, cada coisa na sua hora! Se olhar no espelho e, antes de qualquer coisa, se amar! Amar, inclusive, o pouco tempo se tem. Vida preenchida é vida feliz, completa, onde não sobram espaços!
É preciso saber rebolar!

Nenhum comentário: