terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que realmente importa...

Ontem nos chegou a notícia de que os restos mortais do Rei Ricardo III foram encontrados embaixo de um estacionamento em algum lugar da Inglaterra... sem pompas, sem genuflexões, sem reverências, aquele que foi considerado como o mais cruel dos monarcas, que foi digno de ter sua vida retratada em uma das famosas peças de William Shakespeare, simplesmente ali jazia como um simples mortal. Um rei como os reis que já foram considerados como escolhidos de Deus para reinar sobre a terra, um rei como reis que muitas vezes já se colocaram acima de Deus, um rei como reis a quem tudo era permitido, um rei como reis que sempre terminaram suas histórias como qualquer um, com o corpo se decompondo sob a terra que pisaram igualmente ao mais humilde súdito.
Na hora derradeira não existem coroas, não existe cetro, não existe hierarquia, não existe sangue real... a derradeira hora leva toda carne ao mesmo fim, "do pó vieste e ao pó retornarás". A única grandeza que interessará será a da alma, a única elevação que se permitirá será a do espírito, os únicos bens que serão contabilizados serão aqueles que não podem ser vistos com os olhos do corpo. Todo o ouro ficará, castelos não nos acompanharão. Priorizemos então o que fortalece a alma, o que acalenta o coração, juntemos os tesouros invisíveis. Após o pó só restará a memória, só subsistirá ao nosso corpo a história que fizemos, os caminhos pelos quais passamos, o bem ou o mal que praticamos. Só levaremos conosco as lembranças, os abraços que demos, as mãos que estendemos, os sorrisos que compartilhamos, os olhares que trocamos, o amor que dedicamos. 
Sejamos então luz, pois não serão os títulos que carregamos, nem as riquezas materiais que possuímos, nem os castelos que habitamos que importarão após nossa partida, a única coisa que importará será os corações que deixamos iluminados enquanto estivemos aqui.

Nenhum comentário: