segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O fim do mundo é amanhã!

O ano de 2012 chegou e, junto com ele, se reacenderam todas as discussões sobre o calendário Maia e a suposta previsão de que o mundo acabaria em breve. Junto aos que acreditam e aos que não acreditam que a humanidade irá se extinguir no dia 21/12/2012 somam-se teorias sobre a forma como irá acontecer o tal apocalipse... Meteoro? Chuva de estrelas? Tsunami? Terremoto? Bomba nuclear? O que não faltam é imaginação e criatividade nessas horas!
Eu, particularmente, acredito sim que o mundo irá acabar em 2012. Não pelo acontecimento de nenhuma das formas apocalípticas imaginadas. Mas pela mesma forma com que o mundo vem se acabando e renascendo ao longo de toda a sua existência, até onde se tem notícia de vida na Terra. Afinal, quem não acreditar que o mundo já acabou e recomeçou incontáveis vezes deve ter perdido alguma parte aí da história. O próprio ser humano é fim e começo em toda a sua breve permanência nesse mundo de meu Deus. Vivemos em ciclos que continuamente se iniciam e se encerram quase que de forma orquestrada, nós é que por vezes não entendemos a lógica sinfônica das partituras.
Fica fácil entender se pararmos para pensar em como o mundo já mudou. E nem é preciso ir muito longe, basta ir até o século passado e observar o que se vestia, como se falava, de que maneira as pessoas se comportavam, os costumes que eram valorizados, equipamentos eletrônicos hoje tão comuns e essenciais no nosso dia-a-dia eram coisas que só existiam na mente do mais criativo autor de ficção científica. E aqui estamos nós em um mundo que, num breve espaço de cem anos - veja só que duração insignificante se equiparada à milhões de anos: cem anos - mudou com-ple-ta-men-te. Vivemos em outra realidade, aquele mundo de 1900 acabou, se extinguiu, virou história. Agora imagine isso acontecendo durante milhões de anos, sucessivas e sucessivas vezes... vai me dizer que o mundo nunca acabou? Isso sem contar o universo pessoal de cada um, que pode se acabar a cada ano, a cada dia, a cada mês, a cada hora e renascer totalmente diferente do que era, bem naqueles momentos em que dizemos "meu mundo deu um giro de 180° e minha vida mudou completamente depois de tal acontecimento"... a vida é mudança! Qualquer outra teoria que envolva um meteoro tal qual o que varreu os dinossauros da Terra é pessimismo demais para mim, isso tomando como base o fato de uma previsão arquitetada em cima de um calendário feito por um povo que viveu a séculos atrás ter se findado em 2012... no final de tudo vão descobrir que 2012 já era muito além do que o povo Maia acreditava poder chegar um dia.
O melhor que temos a fazer é procurar viver plenamente independente de previsões. A verdade é que o amanhã a Deus pertence e ninguém sabe o que pode acontecer nem a si mesmo, que dirá à humanidade inteira? Afinal, o mundo pode acabar em dezembro de 2012, mas ninguém te garante que o seu mundinho não vá acabar muito antes disso! Portanto, viva, ame, realize como se o mundo fosse acabar amanhã! A vida é agora!

Nenhum comentário: