segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Favor fechar a porta ao sair!



Certa vez me disseram que, ao escolher um caminho para seguir, não se deve fechar a porta atrás de si para o que deixou ficar. Afinal, vai que bate vontade de voltar? No momento até concordei, seguindo a lógica de que quanto mais opções houverem, melhor. Mas hoje vejo que uma porta entreaberta só incita o desejo de olhar para trás e imaginar através da fresta o que poderia ter sido, o que não é nada benéfico para a saúde mental de quem quer que seja. Ou pior, a porta entreaberta pode te impedir de seguir adiante e te fazer voltar várias vezes da metade do caminho 'num indo e vindo infinito', parafraseando Lulu. Toda escolha deve ser baseada na certeza de se ter tomado o caminho certo (ou pelo menos aquele que se acha certo). O que adianta tomar um caminho e, durante todo o percurso, olhar para trás? Das duas uma: ou não se aproveita a estrada e tudo o que espera na chegada ou se enlouquece achando que a outra opção teria sido melhor. Pensar no que ficou é andar para trás!
É por isso que toda decisão deve ser antecedida de reflexão, pois até o que parece simples pode ter um desfecho decisivo na vida de cada um. É preciso pensar e pesar eventuais vantagens, prejuízos, sacrifícios, tempo, pessoas envolvidas, consequências e, mais do que tudo, procurar ouvir também aquela vozinha lá dentro que sempre tende a ter razão (aliás, ouvir o coração deveria ser prioridade). Depois, tudo isso posto na balança, é confiar na decisão tomada, concentrar-se nos obstáculos e ter firmeza de seguir a reta escolhida, ainda que essa reta seja cheia de curvas... como disse Paulo Coelho: "Você tem que estar inteiro no lugar que escolher. Um reino dividido não resiste às investidas do adversário".
Portanto lembre-se: não importa se você decidiu abandonar o barco ou içar velas, importa que você esteja inteiro no caminho que escolheu, corpo e alma, e para isso é imprescindível que a porta atrás de você esteja bem fechada!

Um comentário:

Artes e escritas disse...

Para a frente é que se anda e a razão está com você neste texto. Um abraço, Yayá.